Mestre japonês visita João Pessoa para seminário internacional de Aikidô


A cidade de João Pessoa recebe nos próximos dias 11, 12 e 13 de setembro a visita do mestre 8º Dan faixa preta da arte marcial japonesa Aikidô, o Shoji Seki, ou Seki Shihan (mestre Seki, em japonês). Ele dará seminários aos praticantes de Aikidô do Nordeste, uma vez que se trata de uma autoridade internacional na modalidade, sendo um dos mais graduados do mundo. Ele pratica Aikidô desde 1968.

Em João Pessoa os seminários/aulas vão acontecer no ginásio poliesportivo do Unipê (Centro Universitário de João Pessoa), no bairro de Água Fria. Na quinta-feira o evento começa às 19h, na sexta, a programação tem início às 8h30 e vai até às 20h45. No sábado, das 8h30 às 11h15.

É importante informar que a entrada para assistir da plateia é permitida bastando fazer a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do ginásio, mas só poderá participar dos seminários no tatame quem estiver inscrito e seja ligado a alguma associação de Aikidô.

Seki Shihan estará na Paraíba logo depois de ministrar um curso intensivo em São Paulo. Nesta oportunidade ele apresentará um pouco do padrão do Hombu Dojo, que é a academia central mundial do Aikidô, no Japão.

O Aikidô é uma arte marcial voltada para a defesa pessoal e para a melhoria da saúde. Baseada em torções, arremessos e aprisionamentos, é uma luta mas não tem torneios competitivos. Por usar alavancas, prima por estratégia e não por força, sendo perfeito para quem não pretende vencer pela força.

Atualmente, além de pessoas que procuram o Aikidô para se manterem ativas e saudáveis, muitas polícias em todo o mundo treinam suas forças especiais com as técnicas japonesas. Sobretudo porque elas são úteis para pessoas de físico mais fraco e para pessoas de todas as  idades.

História

O Aikidô chegou ao Brasil em 1963, trazido pelo japonês Reishin Kawai, que introduziu esta arte marcial na América Latina enviando instrutores para morar em várias estados e países. Kaiwai Sensei, como era chamado, morreu no início de 2010, com 8º Dan (leia mais aqui http://monjaisshin.wordpress.com/2010/01/27/falecimento-de-kawai-shihan/).

Hoje a União Sul Americana de Aikidô é presidida pelo shihan japonês Keizen Ono, 7º Dan (http://aikidopesquisa.wordpress.com/ono-sensei/), que tem como vice-presidente o argentino Edigardo Novelino, 6º Dan.

Na Paraíba, o Aikidô chegou no início de 2002 trazido pelo sensei 4º Dan paulista Rogério PaodJuenas (http://aikidopb.blogspot.com.br/p/rogerio-sensei-4-dan-aikikai.html) a pedido de Kawai sensei.

Comentários