Laboratório de pesquisa apresenta guia de obras modernas na Paraíba

Uma viagem cultural e arquitetônica é o que propõe o Momotur, um passeio por algumas das mais importantes obras modernas da Paraíba. Com cerca de 50 obras espalhadas por João Pessoa e Campina Grande, pesquisadores montaram um guia que será apresentado na próxima semana no 3º Seminário Docomomo Norte-Nordeste, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Seguindo o roteiro proposto, é possível conhecer, além da beleza e valor das construções urbanísticas modernas, um pouco mais da história destas que são as duas maiores cidades do estado. Na Capital, como em Campina Grande, nas décadas de 60 e 70, prédios públicos, comerciais e casas de famílias tradicionais se destacavam por apresentar um conceito moderno, que fugia dos padrões existentes na época.

De acordo com Fabiano Rocha, um dos responsáveis pelo Guia, as maiores dificuldades na hora de se montar um projeto como este é encontrar projetos e fotos destas construções. "As prefeituras só guardam os projetos originais por dez anos. Depois são todos incinerados". Ele contou ainda que é difícil encontrar obras modernas em bom estado de conservação porque não há a cultura de preservar obras modernas. "Muitas construções são demolidas ou descaracterizadas por reformas posteriores", conclui.

O lançamento do guia, fruto do Laboratório de Pesquisa, Projeto e Memória da Universidade Federal da Paraíba, assim como um passeio pelas obras, são parte do evento que reunirá arquitetos do Norte/Nordeste para discutir o reconhecimento, a preservação e intervenção em obras modernas presentes nestas regiões. Palestras, mesas redondas, sessões temáticas de apresentação oral de trabalhos e apresentação contínua de painéis eletrônicos também fazem parte da programação.

Veja programação completa aqui www.docomomonortenordeste.com.br/programacao.htm.

O Docomomo é uma organização não-governamental, com representação em mais de 40 países, fundada em 1988, na cidade de Eindhoven na Holanda. É uma instituição sem fins lucrativos e está sediada atualmente em Barcelona, na Fundació Mies van der Rohe, e é um organismo assessor do World Heritage Center da Unesco. Os objetivos do Docomomo são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins.

Comentários